COLABORADORES

Professores

Chang Hung Kiang 
chang@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia pelo Instituto de Geociências da USP (1974);  Mestre em Geologia (1978) e PhD em Geologia (1983) pela Northwestern University (EUA); Livre Docente/Professor Adjunto (1997) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2011 foi aprovado no concurso para o cargo de Professor Titular no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE/UNESP). Desde 1987 é Professor do IGCE/UNESP, Rio Claro, e coordenador do Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), desde sua criação em 2002. Por dois mandatos – 2001 a 2006 – foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP. Foi Pesquisador do Centro de Pesquisas (CENPES/PETROBRAS) de 1980 a 1991; Chefe do Setor de Geologia do CENPES/PETROBRAS de 1986 a 1991. Pela PETROBRAS, foi coordenador do Convênio PETROBRAS/UNICAMP, responsável pelo Curso de Pós-graduação em Geoengenharia de Reservatórios, entre 1992 e 1995. Foi Pesquisador Assistente da ARCO Oil & Gás (Dallas, Texas) em1979. Iniciou sua carreira profissional como Geólogo da UNIGEO Geologia e Mineração (1975 a 1976). É Pesquisador nível I do CNPq e assessor científico ad hoc da FAPESP, CAPES e CNPq, e membro do corpo consultivo das Revistas Águas Subterrâneas, Ciências Agrárias e Ambientais e Holos Environment. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a Recursos Hídricos, Diagnóstico Ambiental, Análise de Risco e Remediação, Geologia de Petróleo, Modelagem Geoquímica e Termomecânica de Bacias Sedimentares. 

 

Everton de Oliveira 
everton@rc.unesp.br
 
Bacharel em Geologia (1984) e Mestre em Hidrogeologia (1992) pelo Instituto de Geociências da USP. PhD. em Hidrogeologia de Contaminação pela University of Waterloo, Canadá (1997). É sócio-fundador da HIDROPLAN - Hidrogeologia e Planejamento Ambiental Ltda.; Professor-colaborador no Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP desde 2010; Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Waterloo, Canadá, desde 2006; e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Foi professor de pós-graduação do Instituto de Geociências da USP de 1998 até 2010, e Presidente da ABAS no biênio 2007-2008, da qual é o atual Secretário-Executivo. É Editor-chefe da Revista Águas Subterrâneas, Editor da Revista Água e Meio Ambiente Subterrâneo e Editor-associado da revista Groundwater Monitoring and Remediation. Tem ampla experiência na área de Hidrogeologia de Contaminação, com ênfase em Avaliação e Remediação de Locais Contaminados.

 

Amauri Antonio Menegário
amenega@rc.unesp.br

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto (1988), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Pesquisador Nível IV do Centro de Estudos Amientais (CEA) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente (Institudo de Geociências e Ciências Exatas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica. 

 

Didier Gastmans
gastmans@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atuou na área de perfuração de poços e gerência de contratos de BOT. Atualmente é Pesquisador IV do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da UNESP - Campus de Rio Claro e Professor do Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE - UNESP Rio Claro. Revisor dos periódicos: Hydrogeology Journal, Águas Subterrâneas, Geociências (UNESP), Applied Geochemistry,  Journal of Hydrology (Amsterdam), Journal of South American Earth Sciences. É editor e membro do corpo editorial da revista Águas Subterâneas. Especialista em hidrogeologia, hidrologia isotópica, hidroquímica, áreas impactadas e gestão de recursos hídricos.

 

João Carlos Dourado
jdourado@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia pela Universidade de São Paulo (1977). Doutor em Geociências e Meio Ambiente (1996) e Livre-docente/Professor Adjunto em Geofísica Aplicada (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou como Pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 1977 a 1996. Desde 1996 atua no Departamento e Geologia Aplicada do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, onde atualmente é Professor Adjunto MS5 – nível III. É Pesquisador nível II do CNPq e assessor científico ad hoc da FAPESP, CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e Geofísica Básica. Na Geofísica Aplicada atua principalmente com Radar de Penetração no Solo (GPR), Sísmica Rasa, Métodos Elétricos Aplicados no Diagnóstico Ambiental, Águas Subterrâneas e Geologia de Engenharia. Na Geofísica Básica atua principalmente em Sismologia e Métodos Potenciais (GRAV e MAG) em Estudos Crustais.

 

Maria Rita Caetano Chang  (colaboradora)
maricchang@gmail.com

Bacharel em Geologia (1974) pela UNESP; Mestre em Geociências (Estratigrafia e Geomatemática - 1978) e Doutora em Geociências (Estratigrafia e Sedimentação Glacial - 1985) pelo Instituto de Geociências da USP; Livre Docente/Professor Adjunto (1997) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE/UNESP). Em 2008 foi aprovada em Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Titular em Petrologia Sedimentar no IGCE/UNESP. Foi Diretora do IGCE/UNESP entre 2001 e 2005. Com ênfase em Estratigrafia e Petrologia Sedimentar, atua principalmente nas linhas de pesquisa Análise de Fácies, Paleoambientes Deposicionais, Sistemas Deposicionais Eólicos e Fluviais, Sistemas Deposicionais Glaciais, Depósitos Terciários e Quaternários.

 

Walter Filho Malagutti
malaguti@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia (1980) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutor em Geociências e Meio Ambiente (1991) e Livre-docente/Professor Adjunto em Geofísica Aplicada (2005) pela UNESP. Atuou como Pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 1981 a 1986. Atualmente é Professor Adjunto MS5 – nível III do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE/UNESP), onde ministra disciplinas de Geofísica e Geologia em níveis de Graduação e Pós-graduação. É Pesquisador nível II do CNPq e assessor científico ad hoc da FAPESP, CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e Métodos Geofísicos Potenciais atuando principalmente com Métodos Geoelétricos, Gravimetria, Magnetometria, Métodos Sísmicos para a Geofisica Aplicada e Ambiental.


Administração

Cristiane Wiechmann
lebac@rc.unesp.br

Graduação em Secretariado Executivo Trilingue pela Faculdades Integradas Claretianas (2004). Assessora do LEBAC nas áreas administrativa e financeira.

 

 

Rafaela Knothe Mijolaro
rafaelak.lebac@hotmail.com   
Graduação em Administração. Atua como auxiliar administrativa.


 


Pesquisadores

Andresa Oliva
aoliva@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia (1999) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP; Pós- doutorado em  Geociências e Meio Ambiente pela UNESP. É Pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC nas áreas de Geofísica, Hidroquímica, Hidrofaciologia e Geoquímica.

 

Bruna Camargo Soldera
brusoldera@hotmail.com

Bacharel em Geografia (2011) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Ourinhos; Mestre em Agronomia (2013) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Câmpus de Botucatu; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Câmpus de Rio Claro. Experiência na área de Recursos Hídricos Subterrâneos, Irrigação e Drenagem, Qualidade de Água, Análise de Séries Temporais. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada a Recursos Hídricos no LEBAC.

 

Bruno Zanon Engelbrecht
bruno_zenon2@hotmail.com

Graduação em Geologia (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduação sanduíche na Alemanha em Geociências pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (2014). Participa de projetos de mapeamento geológico, gestão e monitoramento de recursos hídricos, hidrologia, simulação numérica de fluxo de águas subterrâneas e caracterização hidrogeológica, atuando desde 2011 no LEBAC. Atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em geociências e meio ambiente (UNESP) com ênfase em modelagem hidrogeológica de aquíferos cristalinos aplicando o método de elementos finitos. 

 

Cristiane Aily Santos
 crisaily.unesp@gmail.com

Bacharel em Geologia (1998) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geologia Isotópica (2001) pela USP. Foi Coordenadora de Projetos na empresa ERM Brasil Ltda., nas áreas de Investigação Ambiental (confirmatória e detalhada), Remediação em Áreas Industriais e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Aprovada em concurso para Especialista de Laboratório, trabalhou no Instituto de Geociências da USP, dentro do convênio de colaboração Brasil-França – Os impactos da urbanização nas águas subterrâneas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, São Paulo. Foi estagiária do Instituto de Geociências da USP, tendo desenvolvido parte de seu estágio na Ludwig Maximilians Universitat, Intitut fur Mineralogie, Petrologie und Geochemie, Alemanha; estagiária do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e em empresa de consultoria ambiental. Atualmente atua no LEBAC, sob contrato firmado com a FUNDUNESP, como Consultora na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas para PETROBRAS e TRANSPETRO. Experiência na área de Consultoria Ambiental, Investigação de Passivo Ambiental em Postos Revendedores de Combustíveis e em Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

 

Dagmar Carnier Neto
dagmarcn@rc.unesp.br

Bacharel em Ciências da Computação (2001) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em Geociências e Meio Ambiente (2006) pela UNESP. É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em Desenvolvimento de Software e Hardware para sistemas embarcados microcontrolados, com ênfase em sistemas para Automação Hidrogeológica, Monitoramento de Aquíferos, Testes Hidrodinâmicos, Remediação, Controle de Processos e Telemetria.
 

Eliana Martins Pereira Alfaro
emartins@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia (1992) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Geotecnia (1999) e Doutora em Geotecnia (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). É Pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC nos laboratórios de Microscopia Eletrônica de Varredura, Difração de Raios-X e Fluorescência. Experiência em Mapeamento Geológico/Geotécnico e Mecânica de Solos.

 

Elias Hideo Teramoto
eh_teramoto@yahoo.com.br

Bacharel em Geologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em Geociências e Meio Ambiente (2007) pela UNESP; Doutor  em Geociências e Meio Ambiente (2007) pela UNESP (2015). É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em pesquisas sobre Transporte Reativo de Contaminantes Orgânicos, Atenuação Natural de Compostos BTEX. Experiência em Investigação Ambiental de Áreas Contaminadas por Hidrocarbonetos, Remediação de Áreas Contaminadas, Simulação Numérica de Fluxo de Águas Subterrâneas, Caracterização Hidrogeológica e Formulação de Modelos Conceituais para grandes sistemas aquíferos brasileiros. 

 

Elias Isler
elias.isler@gmail.com

Bacharel em Geologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP. Atuou como Coordenador de Projetos na empresa Waterloo Brasil Ltda., em projetos de Investigação Ambiental (foco confirmatório e detalhado) e em projetos de Remediação em Áreas Industriais. Atualmente atua no LEBAC, sob contrato firmado com a FUNDUNESP, como Consultor na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Experiência em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, desde etapas de Avaliação Preliminar até Projetos Conceituais de Remediação de Áreas Contaminadas.

 

Emílio Carlos Bassinello Hespanhol
emilio_spagnol@yahoo.com.br

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formação complementar em Eletroquímica e Eletroanalítica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisador químico da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP) atuando no LEBAC e com experiência profissional  em radioquímica, técnicas nucleares, extração com solventes, troca iônica,  polarografia, espectrofotometria UV-VIS, espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafite, eletroquímica, cromatografia de íons, eletrodos seletivos e espectroscopia a laser de absorção dos isótopos estáveis de  deutério, oxigênio-18 e carbono-13.
 
 

 Filipe Montanheiro
flpmontanheiro@gmail.com

Bacharel em Geologia (2011) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em Geociências e Meio Ambiente (2014) pela UNESP. É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em diversos projetos relacionados às diretrizes de Utilização e Proteção de Aquíferos, Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos Subterrâneos.

 

Flávio de Paula e Silva
geodata@fpsgeodata.com.br

Bacharel em Geologia (1979) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutor em Geologia Regional (2003) pela UNESP; Pós-doutorado em Geociências e Meio Ambiente (2006) pela UNESP, Rio Claro. É sócio-fundador da GEODATA – Consultoria e Projetos Hidrogeológicos. É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em Hidrogeologia e Hidroestratigrafia, Gestão de Aquíferos etc. Experiência em Projetos Hidrogeológicos, Construção de Poços Tubulares, Hidroestratigrafia, Testes de Bombeamento, Perfilagem Geofísica de Poços, Prospecção de Água Subterrânea, Avaliação de Recursos Hídricos Subterrâneos, Gestão de Aquíferos.

 

Joseli Tinen
joseli@rc.unesp.br

Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (1996); Mestre em Geotecnia (1999) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Atua no LEBAC, sob contrato firmado com a FUNDUNESP, como Consultora/Pesquisadora na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meio Ambiente.

 

Luciana Polese
lucipole@rc.unesp.br

Bacharel em Química (1989) e Doutorado em Química (2000) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Araraquara. Exerce a função de Química do Centro de Estudos Ambientais (CEA/UNESP), junto ao LEBAC. Experiência em Cromatografia e Métodos para Análise de Compostos Orgânicos em diferentes materiais.

 

Marcia Regina Stradioto
marciastradioto@uol.com.br

Bacharel em Geologia (2004) e Mestre em Geociências e Meio-Ambiente (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutora em Geociências e Meio-Ambiente (2016) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Técnica em Edificações (1990) pela Escola Técnica Estadual de Americana. É Pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em Hidrogeoquímica, Hidrogeologia e Isótopos Ambientais.
 
 

Marco Aurélio Zequim Pede
mpede@yahoo.com

Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (1991); Mestre em Geociências e Meio Ambiente (2004) e Doutor em Geociências e Meio Ambiente (2009) pela UNESP. É sócio-fundador da empresa ISR - In Situ Remediation, que atua na remediação de solos e águas subterrâneas. É Pesquisador/Consultor da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (LEBAC/FUNDUNESP), atuando em Hidrogeologia, Remediação, Caracterização Hidrogeológica. 
 
 

Miguel Angel Alfaro Soto
alfaro@rc.unesp.br

Bacharel em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Ricardo Palma (Lima, Peru). Mestre em Geotecnia (1999) e Doutor em Geotecnia (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP/EESC). Pós-doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2007). É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em pesquisas relacionadas a Pavimentos, Mesclas Asfálticas, Mecânica de Solos, Mecânica de Solos Não Saturados, Física de Solos, Modelos Analíticos e Simulação, Fluxo Multifásico e Hidrogeologia. Experiência nas áreas de Geotecnia e Recursos Hídricos.

 

Mirtis Irene Ariza Malagutti
mirtisam@rc.unesp.br

Graduação em Química Industrial pela Faculdades Oswaldo Cruz (1980) e Mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) (1994). É Pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em Análise Química de Parâmetros Físico-químicos, metais e ânions em amostras de água por Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma de Argônio Indutivo (ICP-AES), Espectrofotometria de Absorção Atômica com Chama (FAAS), Espectrofotometria no UV-VIS e Cromatografia de Íons. Tem experiência em coordenação do Laboratório de Hidrogeologia e Hidrogeoquímica. 
 
 

Roger Dias Gonçalves
rdgon@hotmail.com

Bacharel em Geologia (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Técnico em Geomática (2008) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrando em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP. É Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP), atuando no LEBAC em projetos relacionados a Hidrogeologia de Contaminantes, Gestão de Recursos Hídricos e em Mapeamentos de Campo (Sedimentologia, Estratigrafia, Estrutural). Experiência no tratamento de imagens com uso de ArcGIS, AutoCAD Map e CorelDraw, uso de  ferramentas de sensoriamento remoto (softwares Spring e Global Mapper) e aplicação de técnicas de geoinformação nas áreas de Hidrogeologia e Meio Ambiente. Atualmente especializa-se no uso de modelagem numérica em projetos de Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos com a utilização de softwares (FEFLOW, Visual MODFLOW, GMS, MIKEbyDHI e Leapfrog).

 

Thelma Maria Ferreira
thel.ferreira@hotmail.com

Bacharel em Geologia (2004) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, desde então, atuando na área de investigação e remediação ambiental relacionadas à contaminação de solo e água subterrânea. Atualmente trabalha na FUNDUNESP como Consultora/Pesquisadora na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas para a PETROBRAS e TRANSPETRO. Experiência em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, trabalhando em projetos de Investigações ambientais para diagnóstico, detalhamento, análise de risco e remediações de sites contaminados. Supervisão de projetos de pequeno a grande porte desenvolvidos em indústrias, postos revendedores de combustíveis, aterros sanitários, aeroportos, empresas de obras, refinarias, terminais terrestres e oleodutos.

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2017 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda