Hidrogeologia

Caracterização do arcabouço geológico de unidades aquíferas: os pesquisadores do LEBAC realizam os levantamentos geológicos de campo, com descrição de afloramentos e coleta de amostras, levantamentos geofísicos, perfuração de poços com descrição de amostras de calha ou testemunhos de sondagem e levantamento de perfis geofísicos de poços (raios gama, resistividade, sônico, potencial  espontâneo etc.). 

 

Aplicação de métodos indiretos de investigação em hidrogeologia: empregam-se métodos geofísicos, como por exemplo métodos de eletrorresistividade, sísmicos, eletromagnético indutivo e radar de penetração no solo para o mapeamento da superfície freática em determinada área, detecção de plumas de contaminação, identificação de superfícies de topo e base de unidades aquíferas. 

 

 

Mapeamento Hidrogeológico: através da utilização de SIGs e de uma base das feições geológicas são confeccionados os mapas hidrogeológicos relativos as pesquisas desenvolvidas pelos profissionais que atuam no LEBAC. Pode-se assim visualizar de forma didática as condições de exposição dos aquíferos (características das áreas de recarga), vulnerabilidade natural dos mesmos e contaminação.

 


 
Modelagem Numérica de Águas Subterrâneas: O LEBAC dispõe de hidrogeólogos e modeladores matemáticos que buscam soluções para os diferentes problemas envolvendo fluxo em zona saturada e não saturada e em transporte de contaminantes existem pacotes de modelagem como MODFLOW, MT3D, PHT3D, FEFLOW, Hydrus, MIKE SHE, HEC-HMS, PHREEQC, Geochemist’s Workbench, dentre outros. Atualmente tem conduzido pesquisas com a utilização de modelos estocásticos visando à quantificação de incertezas e resultados mais realistícos.

 

Hidroquímica: diversos tipos de análises são realizadas em laboratórios do LEBAC, tais como: cromatografia de íons, ICP (Espectrometria em Plasma) e cromatografia gasosa para determinação de cátions e ânions e de compostos orgânicos na água, sendo possível a realização de análises químicas durante a investigação de uma área.

 

 

Estudos Integrados de Baias Hidrográficas: uso de equipamentos de monitoramento pluviométrico, fluviométrico e piezométrico em campo, geração de gráficos por meio das informações coletadas para subsidiar conhecimento mais refinado sobre o comportamento das Bacias Hidrográficas e determinar possíveis reservas de água subterrânea e vulnerabilidade.

 

 

Caracterização de parâmetros hidrodinâmicos de aquíferos: a condutividade hidráulica e a vazão do poço são parâmetros essenciais na caracterização hidrodinâmica do aquífero explorado. Para tanto, são realizados no LEBAC testes de vazão e ensaios hidrogeológicos tipo slug test, sendo este último para determinar a condutividade hidráulica do meio poroso saturado.
 

 

 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2023 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda