LEBAC

logo (1)
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A, 1515, Bela Vista
13506-900 - Rio Claro, SP
(019) 3526-9310

Projetos / Projetos de pesquisa

Resultados: 64

Potencial de carbonatação mineral dos derrames basálticos continentais da província ígnea paraná-etendeka (2023-atual)

 A carbonatação mineral in situ é uma opção promissora e eficiente para o armazenamento geológico de CO2. A Província de derrames basálticos continentais Paraná-Etendeka (CFB), que entre outras inclui as rochas vulcânicas cretáceas das bacias do Paraná, Santos e Campos, possui potencial significativo para armazenar grandes volumes de CO2 na forma de carbonatos (Ca, Mg, Fe). Devido à sua ampla distribuição e alta reatividade. Os aquíferos dessas rochas basálticas são considerados cada vez mais importantes para o armazenamento geológico de carbono, conforme evidenciado em estudos recentes. O presente projeto tem por objetivo avaliar o potencial de carbonatação mineral in situ, em área-piloto de afloramentos de basaltos da Formação Serra Geral.

Estratégias de caracterização de alta resolução para delimitação e balanço de massa de contaminante (2019 – 2024)

Este projeto de pesquisa propõe a aplicação de metodologias de investigação de alta resolução aliadas à modelos conceituais mais realistas para determinação precisa da massa de contaminantes presentes em sub-superfície, proposição de ações mais efetivas e estimativas do tempo necessário para o reestabelecimento da área contaminadas.

Para demonstrar a aplicabilidade, bem como as vantagens operacionais, técnicas e financeiras do conjunto de metodologias aqui propostas, será testada sua aplicação efetiva em duas áreas dotadas de cenários de contaminação, contextos geológicos e hidrológicos distintos.

Avaliação dos impactos de operações terrestres de E&P nos recursos hídricos superficiais e subsuperficiais (2019 – 2024)

Para o diagnóstico da contaminação nos recursos hídricos e no solo/sedimento na área de estudo é proposto um plano de trabalho que contempla as seguintes etapas:

1. Levantamento do estado da arte sobre a disposição, tratamento e armazenamento, bem como a injeção de efluentes em poços terrestres;

2. Levantamento geofísico por meio do emprego de métodos geoelétricos para identificação e delimitação dos focos de contaminação;

3. Caracterização petrofísica e geoquímica dos aquíferos;

4. Elaboração de arcabouço hidroestratigráfico;

5. Caracterização hidroquímica e isotópica da água subterrânea e superficial, passíveis de contaminação;

6. Realização de simulações numéricas de transporte reativo para previsão do comportamento dos contaminantes orgânicos e inorgânicos em subsuperfície;

7. Avaliação das metodologias utilizadas, com vistas a elaborar um roteiro metodológico para o diagnóstico de aquíferos contaminados por efluentes, não apenas para este projeto, mas que possa ser utilizado em casos similares, em outros poços e até mesmo em outras Unidades, incluindo a otimização de técnicas in situ e laboratoriais consagradas, e apontando critérios técnicos para seu emprego;

8. Estabelecimento de metodologia para gerenciamento da atividade de injeção, considerando o conjunto de atividades executadas e questões principalmente relacionadas à idade do campo e à interconexão dos aquíferos, com intuito de definir o aquífero que deverá ser monitorado;

9. Avaliação de estratégias de remediação possíveis, relacionadas ao monitoramento preventivo; e

10. Elaboração de protocolo para descarte de efluentes e injeção de água produzida em poços.

Esse diagnóstico será realizado no campo de produção de Taquipe, no estado da Bahia. A escolha dessa área como piloto justifica-se por representar um importante campo terrestre de petróleo e situar-se próxima de importantes aquíferos de grande valor local e regional, o que torna esta área ambiental e socialmente sensível.

Avaliação integrada de áreas de passivo ambiental, tendo como área-alvo a ocorrência de Miguel Pereira, RJ (2018 – 2022)

O objetivo deste projeto foi desenvolver uma proposta metodológica integrada contemplando caracterização ambiental (química, física e biológica), avaliação ecotoxicológica e avaliação de risco à saúde humana, em áreas contaminadas por hidrocarbonetos.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/ Campus Curitibanios.

Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantificação e Aquisição Inteligente de Dados Ambientais da Área de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da Área Tecnológica de Meio Ambiente da Petrobras.

Experimento de vazamento de CO2 em escala reduzida: quantificação da saturação do gás utilizando tomografia elétrica para determinação do balanço de massa do sistema – adaptação e aplicação das metodologias em escala real (2018 – 2020)

O objetivo deste projeto foi realizar experimentos em escala reduzida para medir a saturação de CO2, utilizando tomografia/ imageamento elétrico e, juntamente monitoramento hidroquímico e isotópico, e com sensores de gás acoplados a câmaras de fluxo, efetuar o cálculo de balanço de massa de CO2, com vistas a utilização dessas técnicas em escala real.

Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantificação e Aquisição Inteligente de Dados Ambientais da Área de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da Área Tecnológica de Meio Ambiente da Petrobras.

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Campus de Rio Claro

Avenida 24 A, 1515, Bela Vista
13506-900 – Rio Claro, SP

(019) 3526-9310

(019) 3526-9453

© 2024 - LEBAC - Laboratório de Estudos de Bacias
© 2024 - LEBAC
Laboratório de Estudos de Bacias

Desenvolvimento: