Projetos / Projetos de pesquisa
Impacto da fertirrigação da vinhaça na qualidade das águas subterrâneas e superficiais (2017 – 2020)
Foram realizados testes de percolação e de caracterização hidráulica com vinhaça. Os resultados de caracterização química, física e físico-química desses ensaios possibilitou a determinação das concentrações finais e o tempo de chegada dos íons nos receptores (águas subterrâneas e superficiais) para as diferentes concentrações de vinhaça.
Estudos hidrogeológicos para a definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da cidade de Belém/PA e municípios adjacentes (2017 – 2018)
Esses estudos tiveram como objetivo Identificar e elaborar estudos em aquíferos de áreas urbanas onde a água subterrânea é relevante para o abastecimento humano, previsto no segundo ciclo da Agenda de Ações para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneas da ANA, a qual reflete as atribuições da Agência, indicadas no Programa Nacional de Águas Subterrâneas (PNAS), do Plano Nacional de Recursos Hídricos.
A área de estudo, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, possui uma superfície de 2.536,9 km², abastecida pelas águas subterrâneas dos sistemas aquíferos Barreiras e Pirabas, além dos mananciais superficiais presentes no entorno.
Caracterização isotópica em áreas contaminadas por hidrocarbonetos (2014 – 2018)
Este projeto de pesquisa teve como objetivo empreender a caracterização isotópica de carbono e hidrogênio a partir de hidrocarbonetos monoaromáticos extraídos de amostras de águas subterrâneas, em uma área contaminada por querosene de aviação.
Projeto experimental de tecnologias avançadas para medição, monitoramento e verificação de CO2 (2014 – 2017)
Este projeto de pesquisa teve como objetivo conduzir experimentos para verificar o comportamento de CO2, liberado em subsuperfície, tanto no subsolo quanto na atmosfera. Foram testadas diferentes metodologias para medição e monitoramento de gases de CO2 que serão deliberadamente injetados. Os experimentos foram realizados no Campus Viamão, RS, da PUC/RS. Este projeto de P&D fez parte do Programa Tecnológico de Mitigação das Mudanças Climáticas da Petrobras, PROCLIMA. O projeto teve a coordenação da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e coube à UNESP desenvolver atividades relacionadas à caracterização do meio físico subterrâneo e ao monitoramento do CO2 em subsuperfície e na atmosfera.