O laboratório
O LEBAC – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE BACIAS – foi criado em 2001 com o objetivo de auxiliar na construção e avaliação do arcabouço geológico regional de bacias sedimentares no Brasil. Seu propósito é aprofundar o entendimento da constituição litológica, gênese, conformação espacial, dentre outras características. Sua atuação concentra-se na pesquisa e gestão de recursos naturais (hídricos e energéticos), além do meio ambiente.
Em 2009, o RAIH (Laboratório de Remediação de Áreas Impactadas por Hidrocarbonetos) foi inaugurado, estabelecido como parte do LEBAC. Seu objetivo é apoiar projetos de pesquisas de investigação e remediação de áreas impactadas por hidrocarbonetos. A infraestrutura laboratorial é projetada para análises abrangentes, incluindo a determinação de parâmetros relacionados ao fluxo multifásico (água, óleo e gás) em meios porosos, tanto saturados quanto não-saturados. Além disso, o laboratório realiza análises químicas, como cromatografia, e petrofísicas, como porosidade e permeabilidade relativa multifásica. Essas análises têm como objetivo caracterizar a estrutura física dos solos e aquíferos, assim como os fluidos contaminantes presentes.
O LEBAC reúne um vasto conhecimento técnico e científico no conjunto de seus pesquisadores, pós-graduandos e técnicos, compondo uma equipe multi e interdisciplinar. O financiamento dos projetos executados pelo laboratório é viabilizado por meio de convênios estabelecidos com empresas e instituições privadas e estatais, mediados pela FUNDUNESP (Fundação para o Desenvolvimento da UNESP), com o objetivo de buscar soluções para uma ampla gama de desafios relacionadas às suas áreas de atuação.